quarta-feira, 13 de maio de 2009

TEM REMÉDIO PRA TUDO

Um roteiro para a interdisciplinaridade

As caixas e bulas de remédio guardam informações que vão rechear as aulas de conhecimento e criatividade. Uma experiência simples e eficiente, que pode ser aproveitada em todas as escolas.

Objetivos:

 Ampliar os conhecimentos das crianças;
 Resgatar a importância da medicina caseira;
 Perceber a utilidade da escrita;
 Perceber a função social da propaganda;
 Valorizar os textos científicos.
 Oportunizar um trabalho interdisciplinarizando os conteúdos.

Desenvolvimento:

Como primeira tarefa propor aos alunos que levem para sala de aula caixas e bulas de remédios.
Após recolher todas as caixas e bulas, a proposta é fazer uma observação coletiva, comentando sobre: tamanho, cor-tarja, espessura, forma e quantidade.
Devem ser observados também os recursos utilizados em sua montagem: tipos de letras, tinta, impressão, palavras em negrito e nomes com letras maiores.
Levar os alunos a concluir que a bula serve para descrever de que é composto, para que serve e como usar um determinado remédio.

É importante discutir o perigo da automedicação questionando:
 Diante desta bula para que servirá este remédio?
 O que são os efeitos colaterias?

No final dos questionamentos a proposta de atividade é listar os nomes das bulas.

Temas para pesquisa:
 Onde se fabricam os remédios?
 Onde são distribuídos?
 Como os remédios chegam até a nossa cidade? ( Meios de transporte )
 De que forma os remédios são apresentados? ( pílula, líquido, etc )
 Que são remédios naturais e industrializados? ( Resgatar aqui os usos e a importância da medicina caseira )

Desafios:
Dividir a turma em grupos e propor a cada um deles:
 Criação de um remédio e sua respectiva bula, a partir dos questionamentos:
- Podemos criar um remédio, chá, pílula sem ser para resolver um problema físico? Como seria?
- Remédio para que poderíamos criar?
- Se uma criança quer brincar, de que ela precisa?
- Se uma pessoa está triste, que podemos fazer?
- E se alguém estiver com gripe?

Atividades para criação do remédio:
- Escrita do nome e da bula;
- Apresentação do remédio;
- Propaganda do remédio.
Elaboração de um chá caseiro:
- Propor às crianças fazerem um chá para gripe.
- Questionar: O que é bom para gripe? O que vocês tem em casa que poderão trazer para fazer um chá? ( Cada grupo poderá ficar responsável por um ingrediente )

Atividades para confecção do chá:
- Pesquisar os chás conhecidos e usados na comunidade;
- Organizar cartazes com os nomes dos diversos tipos de chás e mural com as partes da planta que usamos para fazer um determinado chá;
- Listar os nomes das plantas medicinais comuns na comunidade, os tipos de plantas que servem para a gripe e os ingredientes que poderão usar no chá.

CHÁ CASEIRO CONTRA GRIPE
Modo de fazer:
- Um copo de água filtrada
- Três folhas de agrião
- Uma colher de mel
Colocar os ingredientes em uma panela limpa, levar ao fogo por dez minutos.

Sugestão de Atividade:
- Propor a invenção de um chá de alegria e um chá de brincadeiras, instigando os alunos a partir de perguntas como: O que fazer quando uma pessoa que conhecemos está triste? Como sabemos que uma pessoa está triste?
- Pesquisar com familiares e conhecidos o que eles fariam para ajudar uma pessoa triste;
- Discutir os tipos de brincadeiras e brinquedos preferidos das crianças;
- Discutir os dias da semana que devem ser destinados ao lazer.

Assuntos complementares:
- medidas de tempo
- medidas de capacidade
- noções de caro e barato
- ciclo da água
- tipos de embalagens
- problemas orais e escritos.

VISITE TAMBÉM O SITE PPD:
http://www.projetospedagogicosdinamicos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário