domingo, 27 de setembro de 2009

Achei no blog da prof. Rirela atividades elaboradas pela prof.Isabel Ferreira Costa

Vamos conhecer o livro

Capa


Observe a capa do livro e responda:

1.Título
2.Nome da autora
3.Nome da editora
4.Descreva a imagem da capa
5. O título e a imagem permitem imaginar que história conta este livro?
( )Sim ( )Não
6.Se sim, então conte-nos um pouco a história.

LOMBADA
A lombada dos livros é uma tira estreita que dá algumas informações.



1. Que informações aqui encontras?
2. Assinale com um X as respostas que forem certas.
( )A lombada tem de dar informações porque é preciso enfeitar o livro.
( )É a parte do livro que se vê na estante.
( )Uma tira que não pode ficar em branco.
CONTRACAPA

Na contracapa de um livro há, geralmente, um pequeno resumo da história,
sem contar o principal, para nos despertar o interesse em lê-la.

Observa a contracapa do livro e assinala com uma X o que mais podemos ficar a saber sobre o livro sem lermos o seu conteúdo.

( )A história completa.
( )O nome do menino.
( )Um resumo da história.
( )Que o menino não gostava de ler.
( )Que o menino não sabia ler.
( )O nome da editora.
( )O número de registo do livro.

FOLHA DE ROSTO

Esta é a folha de rosto do livro. Observa–a e responde:

- Tem alguma ligação com a capa e contracapa? Se sim qual é a ligação?
- Como se chama o ilustrador do livro?
- Consegues descobrir o que mais podemos identificar ao olharmos para esta folha de rosto?


VAMOS COMEÇAR A LER O LIVRO


Leia o livro até à página 11.

1 – Sempre que encontrar palavras ou expressões desconhecidas registre-as e procure-as no dicionário ou pede ajuda à professora.
2 – Como se chama a personagem principal desta história?
3 – Complete.
Naquela manhã, Leopoldo sabia
No dia anterior tinha sido o
4 – Ele gostou desse dia? Porquê?
5 – Ele gostava imenso de correr. Porquê?
6 – E tu, gostas de correr? Porquê?
7 – Os seus pais não gostavam de sair da cidade. Escreve os adjetivos que melhor caracterizam:
- a mãe
- o pai

8 – O Leopoldo recebeu o que queria no seu aniversário? O que é que lhe deram os seus pais?
9 – Que sentiu Leopoldo ao ver o que era a sua prenda?
9.1. – Qual foi a sua reação?

10 – Desde que nasceu, sempre tinha recebido apenas livros. De que tipo? Ilustre.

11 – Desenhe o que via ele da sua cama.
1Negrito2 – Porque é que ele não gostava de ler?
13 – No ano anterior, Leopoldo tinha tido péssimos resultados escolares. O que fez a mãe?



14 – Complete.
O psicólogo disse que ele sofria de __________________, que era um problema _________.
A mãe devia tirar-lhe ___________________ e _____________________ e obrigá-lo a _______ e a ________________________.

15 – O Leopoldo sofria de papirofobia.
Procura no dicionário o significado de:
papiro -
fobia -

15.1. – Invente um nome para a doença do Leopoldo.
16 - E eu nunca tive um jogo de vídeo!
Complete:
tipo da frase -
sujeito -
verbo -


Leia o livro até à página 19.
17 – Sempre que encontrares palavras ou expressões desconhecidas registre-as e procure-as no dicionário ou pede ajuda à professora.
18 - Para tratar a papirofobia, os pais tomaram medidas drásticas. Ilustre. O que fizeram à teleNegritovisão?
19 – “Se não consegues ler porque estás doente, quer dizer que é preciso que te trates.”
19.1. – Leia a seguinte receita.
Bolo de Chocolate
Ingredientes
5 ovos
1 copo com chocolate em pó
1 copo de leite
2 copos de açúcar
2 copos com farinha
1 copo com óleo
1 colher de sopa de manteiga derretida

Modo de Preparar
Junte os ingredientes muito bem, com uma colher de pau.
Coloque tudo numa forma untada.
19.2. – Invente e escreva a: Receita do bom leitor
20 – O Leopoldo tinha pesadelos. Conte um pesadelo que já tenhas tido.


21 –cansado. Como é que ele reagia na escola?
22 – “Mas por que é que preciso ler?”
22.1. – O que é que lhe responderam os pais?
22.2. – O que é que você pensa?
23 – Na madrugada após o seu aniversário, Leopoldo preparou uma mochila. O que tinha decidido fazer? Depois daqueles sonhos, Leopoldo sentia-se


Leia o livro até à página 25.

24 - Sempre que encontrares palavras ou expressões desconhecidas registre-as e procure-as no dicionário ou pede ajuda à professora.
25 – O Leopoldo fugiu de casa.
25.1. - Para onde é que ele foi?Ilustra.
25.2. – O que fez ele no parque?
25.3. – Quem é que ele conheceu quando parou para almoçar?Ilustre.
25.4. – Caracterize o homem.

Leia o livro até à página 33.


26 - Sempre que encontrares palavras ou expressões desconhecidas registre-as e procure-as no dicionário ou pede ajuda à professora.




27 – O velho contou-lhe as suas aventuras. Qual achas a mais interessante e incrível?
27.1. – Também gostarias de viver uma aventura? Qual? Onde?
28 – O cego mentiu ao Leopoldo. Afinal ele tinha pena de algo. De quê?
28.1. – Como se chama o livro que ele não acabou de ler?
29 – Já deixaste algum livro por acabar de ler? Se sim, qual?
30 – Escreve o nome de alguns livros que já tenhas lido.
30.1. – De qual livro você mais gostou? Porquê?
30.2. – Convide-nos a lê-lo, contando um pouco a sua história.
31 – “- Como é que era a história? – perguntou Leopoldo, por pura gentileza.”
31.1. – Explica o sentido da expressão destacada.
32 – Que ideia teve Leopoldo?
32.1. – Quando Leopoldo se preparava para ler, começou a sentir as lágrimas virem-lhe aos olhos. Porque chorava ele?
33 – Afinal o Leopoldo usava óculos? Justifica transcrevendo uma frase do texto.
Leia o livro até ao fim.

34 Sempre que encontrares palavras ou expressões desconhecidas registre-as e procure-as no dicionário ou pede ajuda à professora.
35 – Leopoldo regressou a casa com o velho. Qual foi a informação que este deu à mãe?
35.1. – Como é que os pais reagiram- Sempre que encontrares palavras ou expressões ?
35.2. – Onde se dirigiram eles?

36 – “lentes tão espessas como fundos de garrafa”
36.1. – Explique por palavras tuas esta expressão.
37 – Que fez Leopoldo na tarde seguinte?
38 – Ele tornou-se amigo do cego. Justifique com uma frase do texto.
39 – O cego mentiu a Leopoldo: disse-lhe que era marinheiro e afinal tinha sido guarda-noturno. Ele lia muito. Porquê?



40 – Afinal, Leopoldo era um menino que não gostava de ler? Escreva a tua opinião.
41 – Elabore um cartaz em que convides os teus colegas a ler mais. Para começar, registre porque é que achas importante ler.
42 – Gostou de ler esta história? Porquê? Escreve:
-o que menos gostou.
-o que mais gostou.
-Recomendo que leiam este livro porque




Fonte: Grupo Professores Solidários (atividades elaboradas por Profª Isabel Ferreira Costa)




Nenhum comentário:

Postar um comentário