domingo, 23 de agosto de 2009

Manhã Folclórica em nossa escola

Nossa escola vivenciou uma manhã muito especial nesta sexta- feira, 21 de junho.
O alunos da professora Marilda fizeram uma introdução muito legal sobre a origem do folclore.
A manhã foi muito rica e logo estarei postando as fotos das apresentações da manhã.


Paraguaçu é uma cidade muito rica culturalmente e possui várias lendas. Os alunos do 5º ano encenaram duas delas:











A Lenda de Figueira conta história de um fazendeiro que engravidou uma escrava e, que não tendo filhos legítimos, resolveu crioar o filho bastardo, que como ele era branco. Como a mãe não entregaria o filho sem alarde, decidiu ordenar a um de seus capangas que a matasse e a enterrasse junto a uma figueira situada na entrada da fazenda.
Reza a lenda que um dia ao passar perto da figueira com o filho no colo, este teve um mau súbito e morreu. A mãe veio ao encontro do filho e o levou para ficar junto dela. A figueira chorou e ainda hoje pode-se ouvir o choro da criança junto à velha figueira




A lenda do Carmo da Escaramuça ou Leva Tapas.
Conta a lenda que um grupo de ciganos chegou a Paraguaçu e o líder deles chamado Diegues apaixonou-se perdidamente pela filha de um importante e influente fazendeiro. Ao saber da intenção do jovem cigano de levar sua filha embora com a comitiva cigana, não exitou e ordenou aos seus capangas que exterminassem todos os ciganos. As carroças foram incendiadas e os corpos sem vida foram lançados em uma vala.
Reza a lenda que quem passa pela capela construída ao lado da vala, leva tapas.
Ah, escaramuça quer dizer briga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário